Choppstorm, com PC Siqueira, atrai mais de 450 pessoas em Maringá
Matéria para o portal odiario.com, postada aqui.
Quarta-feira
e, mesmo não tendo rodada de futebol, a chopperia estava lotada. Cerca
de 450 pessoas, grande parte adolescentes, se misturavam entre as mesas e
a movimentação dos garçons. O vai e vem das canecas só interrompia
quando, de uma janela interna, surgia um sujeito franzino e descabelado
vestindo camisa xadrez e óculos retrô.
Enquanto
o público aguardava, PC Siqueira aproveitava para tirar fotos e
comentar nas redes sociais. O comentário era visto e respondido quase
que instantaneamente por quem estava no bar. Essa relação direta com o
público e sua transformação em “webcelebridade” eram, justamente, os
temas do 1º Choppstorm, ciclo de debates sobre comunicação e propaganda
promovido pelo Publistorm, blog parceiro do jornal O Diário.
“O
PC tem carisma, o que atrai muita gente. Ele descobriu como fazer
sucesso estando na tv, web, publicidade”, explica Felipe Agnello,
criador do Publistorm e um mediador do evento. Segundo Agnello, muita
gente que o conhece só pelos vídeos, se surpreende com o conhecimento
que PC Siqueira esboça numa conversa comum. “Ele sabe o que está
acontecendo, participa disso tudo e está ciente de toda essa mídia em
cima dele”.
Sob
uma chuva de flashs e parando a cada metro para atender a pedidos de
foto, PC Siqueira chegou ao palco e se juntou aos entrevistadores: Jany
Lima, coordenadora artística e apresentadora da Mix FM, Wilson Teixeira,
diretor de Marketing do grupo O Diário, Ivan Tomita gerente de Produção
da Bandeirantes TV Maringá e Kim Archette, apresentador do programa
Quinquilharias, também da TV Maringá. As perguntas, que iam desde sua
ascensão na rede até sua preferência por dinossauros, também podiam ser
feitas pelo twitter por meio da hashtag #PCnoCHOPPSTORM.
Não
fossem os vídeos postados em seu canal no youtube, o paulista natural
de Guarulhos Paulo César Siqueira continuaria sendo um ilustrador de que
trabalhava de domingo a domingo em seu quarto. “Eu fiz como qualquer
pessoa faria com uma câmera em casa: liguei e falei”. Depois que postou o
primeiro vídeo, em fevereiro de 2010, seu videolog “Maspoxavida” já
teve mais de 34 milhões de acessos e seu perfil no twitter já
ultrapassou 1 milhão de seguidores.
“São
varias pessoas que se identificam com o que você tá fazendo e começam a
valorizar aquilo que você diz”, respondeu. Com a fama e a agenda que
vieram a seguir, o PC ilustrador deu lugar ao vloggeiro. Em pouco mais
de um ano, a imagem de PC Siqueira passou a ser vendida em comerciais na
web, tv e eventos. “Tem muita procura, mesmo. Isso me permite escolher
quais produtos eu vou fazer, aqueles que eu indicaria mesmo”, completa.
Segundo adiantou o blogueiro do odiario.com, Fábio Linjardi, só para o
evento de ontem foram R$ 5 mil, mais despesas de alimentação e
hospedagem.
“Não
dá pra criar um vlog e dizer: ‘Vou trabalhar com isso’. É só um lugar
democrático que você coloca suas ideias e ninguém vai te interromper”,
respondeu, afirmando não ter ideia de porque outros vloggeiros não
alcançaram o mesmo sucesso. Ainda na metade do evento, a hashtag
#PCnoCHOPPSTORM já estava no trend topics Brasil, os assuntos mais
comentados do twitter. A essa altura, já passavam de trinta os
adolescentes de pé ao lado do palco, incansáveis.
Todos
queriam ouvi-lo, mas o som não ajudou muito. Para responder uma das
perguntas, PC foi até a beirada do palco e sentou-se ao lado da fã.
“Bom” para Nina Desenne, 14, que mal conseguia falar depois disso.
“Achei muito legal. É um bate papo... aqui é um bar, estou com meus
amigos e ele sentou do meu lado”. Quando perguntada sobre o porque de PC
ser tão importante, a estudante não gaguejou. “A gente percebe que ele
não pensa como os outros. Quando tem um assunto que qualquer pessoa
diria algo normal, ele vai lá e fala algo completamente diferente”,
completa.
Antes
mesmo de acabar as perguntas já não era possível contar o número de
pessoas que cercavam o palco. Entre o encerramento e a chegada até o
camarim foram 17 minutos e 43 fotos - contando com as quatro que
precisou fazer com funcionários da chopperia quando tentou escapar pela
cozinha. Sobre o assédio, PC diz ter noção que “isso acaba”, mas não tem
medo de, com o tempo, ser só mais um rostinho bonito da internet.
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