quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Alcatrão do Pedrinho*


Imagine um corte de quase um quilo de alcatra, picanha, maminha e filé mignon, grelhado no ponto em que você pedir e acompanhado de fritas, maionese, mandioca cozida, farofa, vinagrete, pão, pasta de alho e salada de tomate com cebolas. Perdeu o fôlego? O alcatrão, além de prato principal que dá nome ao restaurante, é também o concorrente da casa no Festival Prato de Butiquim, que será realizado de 1 a 20 de novembro em Maringá.


Segundo Pedro Barberi Jankowski, dono do restaurante, o combinado serve em média três pessoas. "Mas três pessoas normais. Se for alguém que come bem, como eu, o prato serve dois", avisa Pedrinho, como é chamado pelos clientes da casa.
Grupos de mulheres que frequentam o restaurante chegam a dividir o alcatrão em quatro ou até cinco pessoas. "Essa opção, que acompanha fritas, é ideal para uma família", diz o proprietário.


O corte, apontado por Pedrinho como grande diferencial do prato, é uma exclusividade do Alcatrão. "Foram mais ou menos seis meses trabalhando com um açougue especial até acertarmos o ponto", conta. Segundo ele, houve todo um cuidado para que as peças mantivessem o sabor nos quatro tipos de carne. Comum na região de Ponta Grossa e em cidades de Santa Catarina, o alcatrão veio para Maringá como novidade, junto com a casa homônima, em outubro do ano passado.


Quem for ao Alcatrão será recepcionado por Pedrinho ou por sua esposa Ana Carolina Costa Musse, que diz fazer questão desse atendimento. "Essa proximidade valoriza mais o prato. Com o tempo, dá pra saber o que cada um gosta e como prefere a carne". O clima caseiro também está no preparo dos pratos, que são feitos um a um, assim que o cliente faz o pedido. "É simples, mas é saboroso. A gente faz como se estivesse fazendo em casa mesmo". Em dias de grande movimento, os dois já chegaram a servir 30 combinados de alcatrão com acompanhamentos.


Para ajudar a abrir o apetite, Pedrinho diz, sorrindo, que garante a cerveja "trincando" a qualquer hora do almoço. E se o cliente procurar, ainda tem à disposição quatro rótulos importados, como a cerveja Patrícia - uma lager comercial seca que harmoniza bem com carnes, como o alcatrão - além das marcas premium e os rótulos tradicionais.



Molhe o verbo
Av. Juscelino Kubitschek, 580. Terça a sexta, das 17h30 às 23h; sábado, das 11h às 23h; domingo, das 11h às 14h30

*Da série de matérias sobre o Festival Prato de Butiquim. Publicada no jornal O Diário no dia 01 de setembro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário