domingo, 19 de agosto de 2012

Fabulesco


Parou de correr. Sentiu de novo o vento e o som que ele fazia na grama, um pouco mais de silêncio e era fácil ouvir algum pássaro no fundo, assobiando uma cantiga engraçada: o caos não chegou neste canto do mundo. Debulhou um pedaço de espiga que trazia no bolso, escolheu um cantinho para servir de berço e afundou as sementes uma a uma. Do cantil pendurado deixou escorrer as gotas de água limpa e fresca, revirou a terra e bateu o pó dos joelhos. Fechou a tampa e voltou a correr.
Quando passou da terceira árvore ao pé do monte mais alto que já viu na vida, encontrou a carroça com um senhor corcunda. Cabisbaixo, o velho não sabia se segurava a carroça ou concertava a roda, fazia os dois sem fazer nenhum. Ofereceu ajuda ao pobre velho corcunda, não sem antes fazer uma reverência, como tinha aprendido:
- Ilustríssimo ilustrado senhor das frustrações. Frustrastes ao tentar atravessar o vale sem cuidado? Se cuidado fosse seu companheiro de viagem, traria pelo menos um terceiro para contar-lhes uma piada e segurar-lhe a carroça enquanto o senhor colocasse a roda. Mas vejo que de rodado e descuidado o senhor tem de sobra. Sobrastes, então, se por mal uso ou por descuido, uns trocados para seu futuro companheiro de viagem?
- De que falas?
- Por bem menos que tu tens no bolso eu te coloco de volta ao rumo. Conheço esses vales por uma vida inteira, mas não levaria dois dias pelo caminho certo. Pelo meio certo daria uns dez dias e o resto da vida pelo errado. De certo que a minha caridade não se compra com sorriso, por mais que o senhor não tenha tantos. Ajudemos os dois lados, então: não te forço gracejos, aceito os trocados e vamos os dois, com o cuidado do lado.
- Concerta a roda?
- E seguro a carroça.
Assim os dois, em contraste, desceram a estrada ao sul do vale das árvores baixas e frondosas. Logo depois das primeiras horas o velho entregou as rédeas e se jogou com a carga de algodão a procura da sua garrafa de rum.

Um comentário:

  1. Adorei o blog, Gustavo. Quando tiver um tempinho, passa lá no http://desconsertando.blogspot.com.br/ e diz o que você acha.


    Bjs!

    ResponderExcluir