quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Publicidade e conteúdo interagem na web

Consolidada como plataforma de informação, a internet ainda é um desafio para empresas de comunicação


Por qual veículo você acompanha as principais notícias durante o dia: impresso, TV ou internet? Você pode até não ficar on-line o dia todo, mas não pode negar a facilidade que a plataforma digital trouxe para a disseminação de conteúdo. É por esse motivo que os principais veículos de comunicação também se renderam à rede.

Se há algumas décadas, impresso e rádio procuravam se reformular com o surgimento da televisão, hoje a TV se junta ao grupo na tentativa de manter seu espaço. Em tempos de internet, o principal desafio não é dividir o público, mas fazer da web um meio lucrativo, que se sustente, como as demais mídias.

Seguindo a lógica da publicidade no rádio, impresso e televisão, a primeira alternativa foi dividir os espaços disponíveis da página na internet entre conteúdo e anúncios pagos. Porém, só visibilidade não é garantia de sucesso, como explica o especialista em Publicidade na Web Willy Dantas, 27. “O veículo só vai conseguir ter lucro muito maior se levar uma proposta diferenciada para o cliente, explorando o meio de um jeito novo."

Para Dantas, falta inovação na hora de utilizar a internet para ações de marketing, tanto para clientes como para o veículo. “O mercado não está atento a isso, ele [o mercado] não consegue enxergar a utilização do meio internet de forma criativa”, completa.

Segundo o gerente de marketing do Grupo O Diário, Wilson Teixeira, 24, é muito difícil traçar um plano de ação em longo prazo, quando o assunto é internet. “É tudo muito novo e muito misturado, mas é justamente nessa mistura que está o futuro. É você conseguir, com o veículo, integrar o impresso - as ações corpo a corpo que os veículos fazem como ativador social - ao on-line - aí sim a publicidade tradicional.”

Para Teixeira, a integração entre o ambiente on-line e o off-line deve ter como foco o público leitor. “Como é que [o veículo de comunicação] vai atingir todos os públicos? É oferecendo conteúdo em todas as plataformas. Então o futuro da internet é convergir ainda mais com os outros tipos de mídia off-line”, complementa.


*Reportagem publicida no jornal Matéria Prima, aqui.

*Mais reportagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário