quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Café quente em noite fria ou A Lenda do Ouro Verde



Nessa sexta feira o Convite ao Teatro vai apresentar a peça da Cia londrinense Caos e Acasos. Café quente em noite fria ou A Lenda do Ouro Verde traz em cena a geada negra de 1975 que dizimou sumariamente as lavouras de café do norte do estado e a partir da história de Zé Alcindo e Betina, narra um pouco da situação que viveu os agricultores daquela época.

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de teatro Miryam Muniz. Será às 21h no teatro barracão, entrada franca.

O grupo Caos e Acasos


O grupo formou-se em 1999 em Londrina, profundamente influenciado pelos estudos de Bertolt Brecht e de dramaturgos nacionais como Gianfrancesco Guarnieri e Oduvaldo Vianna Filho. Em sua trajetória, buscou desenvolver um “teatro em processo” e, em 2002 e 2003, as pesquisas do grupo naturalmente apontaram para a metodologia do teatrólogo Augusto Boal, o Teatro do Oprimido.

Em 2003, o grupo formulou o projeto “Teatro e Transformação Social”, cujo primeiro resultado concreto foi a criação da Fábrica de Teatro do Oprimido (FTO), organização sócio-cultural que tem como finalidade principal a formação de grupos populares de TO e de multiplicadores do método e a promoção de atividades formativas que contribuam para superar as distâncias entre produtores e receptores de arte.

Atualmente, o grupo desenvolve uma pesquisa estética a respeito da obra de Brecht e de suas formulações sobre os princípios do Teatro Épico, buscando sistematizar novos procedimentos e técnicas de trabalho que fortaleçam a prática de um trabalho eminentemente popular; desenvolver um processo de investigação artística sobre a nossa sociedade atual, por meio de uma leitura “épica” de momentos / acontecimentos significativos da história do Paraná e, por fim, aprofundar a reflexão sobre formas de análise da realidade e as funções sociais da arte.

Contato: Nádia Burk – (43) 3339-7766

Nenhum comentário:

Postar um comentário