sábado, 19 de junho de 2010

Casa de Bamba e o samba em Maringá

Olha eu me metendo a falar de cultura de novo.

Acontece que sábado visitei a Casa de Bamba, reduto dos amantes de chorinho e samba de raiz, em Maringá. Visitei pelo jornal, a respeito de uma parceria e conversei com Helington Lopes, o organizador do espaço. Já em fase de acabamento, o ambiente conta com mobília e decoração cuidadosamente escolhida, e me pareceu transmitir a nostalgia que o samba merece.

No caminho Helington foi contando sobre os projetos, os motivos da mudança de local e os grandes nomes que conseguiu trazer para tocar no fundo de quintal, onde eram realizados os encontros. Com muito orgulho, repetia um a um os nomes das personalidades maringaenses que costumam curtir um sambinha e a feijoada, servida todo fim de semana.

É interessante perceber como um mesmo estilo pode ter manifestações diferentes. Numa terra onde o sertanejo universitário impera, o samba parece coisa de elite.

Outro ponto que me interessou foi a história do grupo de sambistas que se confunde com a do samba em Maringá e região. Não só como expressão artística, mas também como circulo social (local comum entre personalidades), deve ter muita história interessante para ser contada. Espero em pouco tempo trazer novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário