quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vice, moeda de troca


Depois que passar a copa, independentemente de o Brasil ser hexa ou não, entrará em campo a campanha eleitoral. Como no período antes do campeonato mundial, para as eleições também há muita especulação a respeito dos selecionados que irão para a disputa.

Como previa o deputado Ciro Gomes, a disputa nacional vai ficar polarizada entre tucanos e petistas. Até aí tudo bem, há um bom tempo é assim aqui no Brasil, só achei interessante a escolha dos vices:

Dilma tem como sombra o ex-presidente da câmara dos deputados, Michel Temer, dinossauro do cenário político brasileiro. A indicação funciona como um pagamento ao PMDB em troca do tempo no horário eleitoral e apoio nos bastidores. Outro ponto é que a candidata petista surgiu como um nome desconhecido e uma via política de coadjuvante, logo, precisava de um nome experiente e com grande influência no ninho.

Serra sonhou com Aécio, namorou Álvaro e acordou com Índio. Como o DEM compõe a chapa do presidenciável José Serra, trocou os preciosos minutos eleitorais pela cadeira de vice. Índio da Costa é deputado federal pelo Rio de Janeiro e orgulha-se de ser relator do Projeto Ficha Limpa. Esse último ponto, podem apostar, será exaustivamente trabalhado na campanha de Serra.

Foi-se o tempo em que alianças e cargos eram decididos pela ideologia. Hoje o posicionamento político vale muito menos que três minutos do horário eleitoral e mudar de PT para PSDB é como trocar Palmeiras por Corinthians. Oposicionista que ganha disputa vira direita, conservador que precisa criticar se diz radical.

O pior, é o pensamento funcionalista de que: quanto maior o espaço na televisão, maior será a votação em outubro.

O afrouxamento das bases ideológicas dos partidos reflete no público que desenvolve uma apatia perigosa. O povo, quando critica ou elogia, utiliza-se dos mesmos termos que a mídia divulga. Quando a gente menos percebe, estamos sabendo muito mais dos podres pessoais dos políticos do que sobre a política de governo e trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário