segunda-feira, 19 de julho de 2010

A indústria da palestra


Quer saber como lucrar mesmo em época de crise?
Vem na minha palestra que eu te conto.

É só sair a palavra “crise” nos noticiários que explodem palestrantes com a fórmula mágica para te deixar rico e feliz. Numa sexta-feira fria e chuvosa, fechei minha semana com uma bela apresentação sobre Marketing, Tabus e Paradigmas, divertido não?

Já participei de várias dessas, mas, no fundo, sempre achei que fosse o mesmo cara, só mudava o terno. São empresários (apresentam a empresa vitoriosa), consultores (deixam contato, para posteridade), casados e têm uma netinha de oito anos. São simpáticos, falam alto, apertam forte sua mão e já têm mais de 30 anos no comércio. “Mas comecei como vendedor, batendo de porta em porta e levando não de cliente!”, deixam claro.

Acho que pra ser palestrante você tem que ter uma espécie de egocentrismo, uma vontade incontrolável de ser o centro das atenções. Porque o assunto é sempre o mesmo. Na verdade parece um grupo de auto-ajuda, que as pessoas já ouviram tudo aquilo, mas vão para encher sua bola. Ontem, fiz questão de anotar as expressões comuns domine-as, e torne-se também um palestrante de sucesso:

Você tem que sair da zona de conforto e ter ousadia para fazer diferente, o mundo está mudando e para se destacar é necessário quebrar tabus e paradigmas, para isso, administre seu tempo e mantenha sempre uma continua vontade de aprender, principalmente sobre o seu Cliente, é um excelente fator de aproximação, assim você conseguirá navegar no oceano azul. Pronto.

Insira slides de pessoas sorrindo, e distribua pela apresentação palavras mágicas em inglês que todo mundo já ouviu e finge que entende para não fazer feio: share, business, network, one-to-one, management, relationship e feedback.

Agora que você já é um palestrante, decore piadas para sua apresentação. É fundamental que você seja engraçado porque a imagem do homem de negócio mal humorado e carrancudo não vende. Diga que acorda cedo, que conhece um a um seus clientes, que leu “O monge e o executivo”, fale sobre Ford, os 4 P’s do Marketing e que entende de arte. Depois, quando todo mundo estiver cansado de tudo isso, aplique uma dinâmica de interação grupal.

Finalize falando de sustentabilidade, tá na moda. Enquanto o slide passa imagens bonitas, repita com fervor: “Um copo descartável que eu não desperdiço, pode mudar o rumo do planeta!”. Comente sobre Al Gore e “Uma verdade Inconveniente”. Para acordar o pessoal de novo, distribua uma folha com o título “Para refletir! Que ações de sustentabilidade poderemos implementar a partir de agora?”.

Pra fazer uma média, sorteie um brinde, pode ser o livro que você escreveu(?) com base nesse conteúdo tão original (?), o sortudo(?) pode dar para um inimigo ou deixar sobre a mesa para ganhar status com o patrão. Deseje sucesso e fique na porta para cumprimentar todos, não esqueça de dar seu cartão de consultoria.

E, ironicamente, coloque como titulo: Marketing, Tabus e Paradigmas.

PS¹: Prepare um coquetel de salgadinhos e coca-cola na saída, isso deixa uma boa impressão.

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