terça-feira, 18 de maio de 2010

Santa hipocrisia

Depois de uma manhã inteira no Ceasa conversando com o pessoal do Banco de Alimentos para uma reportagem do jornal Matéria Prima, eu fui à um albergue acompanhar a entrega das verduras e legumes e o preparo do almoço. Já tinha o nome da "irmã" responsável e entrevista marcada, jogo rápido, cinco minutos no máximo, não seria abusar da grande paciência de uma freira.

Primeiro não quis me atender. Depois surgiu na porta dizendo que não tinha tempo pra isso e, se eu quisesse, era eu fazer a entrevista por telefone no dia seguinte. Desisti da "irmã" e fui procurar alguém do administrativo, descobri que o presidente do albergue estava lá. Depois de uns 15 minutos tentando convencer a secretaria do "teor positivo" da minha pauta, consegui uma entrevista rápida sob um olhar desconfiado do presidente.

Fala-se muito da crise da igreja por causa de escândalos e tal. Mas o que eu vejo em alguns anos de igreja é a profunda falta de concordância entre discurso e atitude. A crise começa na base dessa instituição, os representantes. Se nem eles conseguem dar o exemplo, que motivação teram os demais?

Vestir a roupa e cumprir os procedimentos é fácil. Difícil é deixar de ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário