quinta-feira, 28 de julho de 2011

Revista Eu Tenho Profissão

Um parto. Normal. Sem anestesia ou dilatação.

A capa da nossa revista nasceu depois de quase três meses de trabalho e muito, mas muito cuidado, afinal, é pela capa que a maioria das publicações são (re)conhecidas. Para acompanhar um trabalho em que texto, fotografia e diagramação se combinam para apresentar profissões comuns do cotidiano, precisávamos de algo sugestivo e que explicasse de maneira rápida tudo o que pretendíamos.

Entre vários emails e mensagens trocadas por diferentes redes com a turma e principalmente a editora de fotografia Ana Luiza Verzola e a professora responsável Rosane Barros, veio a ideia de usar a carteira de trabalho como símbolo (primeiro uma imagem dela sobre uma mesa, depois fazendo da revista uma carteira de trabalho em tamanho maior). Decidido, faltava colocar no papel.

1 – Tem alguns tipos de carteira de trabalho que são num sintético texturizado que lembra bem um couro em azul escuro. Busquei uma textura de couro no Google e apliquei o tom que mais parecia.

2 – Depois, com um modelo de carteira de trabalho, precisávamos replicar a fonte e texto que caracterizam o documento. Letras serifadas em douradas e o símbolo da República Federativa do Brasil ao centro. Como eu já tinha o símbolo em vetor, o trabalho mesmo foi transforma-lo em um objeto vazado, de uma cor só.

3 – Feito isso, aplicamos a logo da revista “Eu Tenho” no mesmo degradê dourado que as outras letras e adicionamos outros detalhes que padronizam a publicação do 3º ano de jornalismo do Cesumar. Um ponto importante que vai fechar a ideia é que a contracapa também mantém a ideia de montar uma “carteira de trabalho gigante”.

Primeiro de tudo: é uma publicação laboratório. Na faculdade temos o direito (dever) de testar, tentar, provar, quebrar a cara e tentar de novo. A começar pela proposta: viver por dias uma profissão difícil e reporta-la de forma leve e solta, aproximando-se de um jornalismo literário. A poesia do dia a dia de diferentes trabalhadores de Maringá e região.

A revista deve estar pronta (impressa) dentro de um mês, espero que gostem.

2 comentários:

  1. "Temos o direito (dever) de testar, tentar, provar, quebrar a cara e tentar de novo." Sempre. E eu não estaria mentindo se afirmasse: se eu fizesse de novo, faria tudo igual. :)

    Bom trabalho, Gu! :*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns (Gustavo e demais alunos do 3º Jor que participaram dessa empreitada) pela ideia, criatividade e, claro, pela capa pronta!

    ResponderExcluir